O serviço GitHub Pages recentemente atualizou para a versão 3 do seu gerador de site estático Jekyll. Logo fui atualizar no meu computador, mas não existem os pacotes disponíveis nos repositórios.
E a questão é bem complicada. Pois o Jekyll 3 requer Ruby 2.0.0. Mas a versão 2.0.0 já é um pouco antiga e requer a versão 1.9.3, então ficamos com duas versões do Ruby. Eu já não gosto de Ruby sozinho, quem diria em dose dupla.
O Ruby 2.3 já está disponível no recém lançado Ubuntu 16.04, porém até o momento ainda não no Linux Mint. Então realizei o procedimento descrito a seguir.
Se você já tem uma distribuição atualizada, que conta com o Ruby 2.3, então é só instalar a partir do repositório.
Porém eu precisei usar o PPA Brightbox. Primeiro devo dizer que uso PPA com muita restrição. Para ser exato, é o único que uso. É bem simples, faça o seguinte:
O passo seguinte é instalar os seguintes requisitos:
Agora é necessário criar um Gemfile. As recomendações são colocar o arquivo no diretório do seu site Jekyll. Mas qualquer outro local vai servir. Eu não gosto dele no diretório do meu site. O conteúdo do arquivo Gemfile
deve ser o seguinte:
source 'https://rubygems.org' gem 'github-pages'
Por último o comando:
Se tudo correu bem, ao concluir o comando você terá o Jekyll instalado e pronto para usar. Eu dei as instruções mínimas. Existem instruções pela Internet listando mais requisitos e Gemfile mais elaborado. No entanto este procedimento foi experimentado e verificado numa distribuição limpa e recém instalada do Linux Mint 17.3. Se alguma coisa falhar uma pesquisa no Google pode resolver. Provavelmente algum requisito faltando em relação aos pacotes de desenvolvimento.
br_lemes, o Centauro insano (Hipocondríaco)
Theme by Breno Ramalho Lemes under Creative Commons Attribution, based on Jekyll Clean by Scott Emmons and icons by FatCow.