Finalmente decidi comprar meu primeiro celular com sistema operacional Android. Sou assim mesmo, não me alinho na corrida insana da obsolência programada. E nesse caso eu tinha uma resistência ainda maior. Porém num dia desses decidi que tinha chegado a hora. E o escolhido foi o LG L40.
Minhas primeiras experiências com o sistema não haviam sido muito boas. Talvez pelo hardware ruim, com processamento lento ou difícil manuseio de sua tela. Mas também por uma questão de custo e benefício. Recuso-me a pagar altas quantias por um equipamento pequeno e frágil que pode acidentalmente se espatifar e por a perder meses de meu salário. Pelo preço que eles custavam eu preferia ter um notebook. Na região onde eu moro, a Internet móvel está numa escala de lastimável à inexistente, então não existe o benefício de estar sempre online. Mas a balança mudou...
Encontrei um LG L40, que apesar de modesto era bem recente e atualizado. Contava com GPS, que nem sempre encontramos nos modelos mais baratos. Este foi por R$ 305,00. Somando o desconto do programa de fidelidade do cartão acabei pagando R$ 255,00. Valor aceitável.
Parecia que tinha chegado ao paraíso e ao inferno ao mesmo tempo. Uma nova gama de possibilidades se abriu com uma ferramenta tão poderosa que estava a mão o tempo todo comigo. Mas parecia que eu tinha voltado aos tempos que usava Windows.
Aplicativos que não fazem o que se propõe a fazer, são só atrativos para lhe empurrar propaganda. Aplicativos com limitações arbitrárias para lhe forçar a pagar por uma versão supostamente completa. Enfim, Adware, spyware, malware, bloatware, trashware.
Mas, a força do núcleo Linux quebra as armas do mal. Primeiro assumindo o real controle do dispositivo (root) e eliminando características inaceitáveis: o Android 4.4 não permite aos aplicativos escrever no cartão de memória - enquanto que quem deve decidir isso sou eu.
Também com acesso root, pude dizer adeus as propagandas abusivas com o AdAway . Com as propagandas fora do caminho, aplicativos que de outra forma seriam completamente inúteis podem enfim mostrar que tem serventia. É absolutamente essencial, em especial em equipamentos de tela pequena como o LG L40.Outra coisa que salva, é o F-Droid. Um repositório de software livre para o Android. A maior parte dos aplicativos úteis que tenho me saíram de lá. Enfim, a experiência final foi positiva. Investi tempo para adquirir algo que fizesse sentido financeiramente, produtivamente e, mesmo que necessitando de artifícios, me oferecesse liberdade de fazer o que eu quero (não o que querem que eu faça). E valeu a pena.
br_lemes, o Homúnculo insano (Fobia)
Theme by Breno Ramalho Lemes under Creative Commons Attribution, based on Jekyll Clean by Scott Emmons and icons by FatCow.