Eu sempre tive algum método para controlar minhas finanças. O problema é que nem sempre os métodos eram satisfatórios e eu vivia trocando de um para outro. Já usei uma diversidade bem grande de programas. E alguns deles você passa mais tempo lendo o manual, configurando opções, definindo contas e olhando gráficos do que colocando suas finanças em dia. Coisa que acaba fazendo a gente desistir e perder o controle.
Já conhecia o MoneyLog do Aurelio há algum tempo, mas não se adequava muito bem. No MoneyLog você só vai colocando o que recebeu e o que gastou, não importa se pagou com dinheiro, cheque ou cartão. Quer dizer, não há o conceito de contas. Isso é bom, porque quanto menos complicado, mais fácil, e mais provável que você continue fazendo o controle. Mas isso também é mal, porque você não tem controle do seu saldo e acaba não sabendo se lançou todas as suas despesas ou esqueceu alguma.
Mas agora há uma solução.
Primeiro eu tentei uma outra versão do MoneyLog, o MyMoneyLog do Ricardo Nishimura, que possui o conceito de contas. Funcionou por um tempo, mas eu queria controlar também meu orçamento, então queria uma "conta" Gastos com Lazer, por exemplo, com um "saldo" de 100 reais por mês. E acabava não dando certo. Cheguei a usar dois arquivos, um com as contas reais (dinheiro, banco, etc.) e outro com os orçamentos. Mas não deu certo porque acabava precisando duplicar os lançamentos e a preguiça me impedia de fazer isso. Tentei outras alternativas, mas acabavam ou sendo complicadas demais, ou tendo que atualizar dois arquivos diferentes.
Por fim, ultimamente, eu não estava mais controlando os gastos. Só os saldos e orçamentos numa tabelinha simples do Excel. Uma vez por semana eu atualizava os saldos (em dinheiro, banco, etc.) e o Excel me dava a soma, atualizava o que eu tinha para pagar ou receber, fazia uma previsão meio que inventada na hora das despesas até o restante do mês e o Excel me dava a soma. Então era só ver a diferença para ter uma previsão se a corda já estava no pescoço ou se dava para gastar um pouquinho mais. Funcionava bem, mas eu não tinha como saber quando ou se eu paguei aquela conta mês passado, qual a data que comprei isso ou aquilo, quanto gastei com gasolina mês passado, etc.
Recentemente o Aurelio publicou a versão 5 do seu MoneyLog, com bastantes novidades. Uma delas a versão Cloud, que funciona como aplicativo do Dropbox. Foi a primeira que fui lá testar, mas não gostei. Então reparei que agora podemos criar "Widgets". E foi ai que eu "Conectei os pontos".
Eu não preciso do conceito de contas, nem orçamento ou qualquer coisa assim. Só preciso de um conjunto de valores e a soma deles para me orientar. Do jeito que eu fazia no Excel, sem fórmula complicada nem nada, só uma lista de valores e sua soma. Eu faço um Widget que fica ali do lado me mostrando os valores que eu tenho no banco, em dinheiro, etc., e ele já faz a soma. Depois coloco outro ali para me listar as contas a pagar e qual a soma delas, e assim por diante. E esses valores podem ser editados manualmente, não é para automatizar isso. Porque na vida fazemos planos, mas de repente mudamos de ideia, ou a vida muda o nosso caminho, etc. Não preciso de algo com precisão contábil, só alguns valores ali para ter noção de como está o andar da carroça (porque carruagem não é pro meu bico).
Enfim, surgiu para ser usado no MoneyLog Beta ou Cloud o seguinte:
Então eu crio várias instâncias do Widget com esse mesmo "populate", como Saldo, Contas a Pagar, a Receber, etc. Desse jeito:
Você pode criar quantos você quiser, mas se fizer muitos a coisa vai ficar confusa, porque o espaço ali é pequeno. Por último, providencie valores:
Prontinho. No caso dos Saldos, eu mantenho os valores atualizados e confiro com a coluna Acumulado, para verificar se não esqueci de algum lançamento. Mas o restante é só um conjunto de anotações, estão ali só para te servir, não para você servir a elas. Você pode usar o "//"
para fazer um comentário ali e anotar alguma outra coisa mais extensa. Por exemplo:
Legal né? Nem tanto. Acaba precisando editar dois arquivos. O arquivo dos lançamentos e o arquivo config.js
, que é onde vai esses Widgets. Mas eu ainda vou dar um jeito de editar eles no browser da mesma forma que a versão Cloud, tanto os lançamentos quanto os valores dos Widgets. E separar os valores do Widget em si, porque atualmente fica tudo junto. Por falar nisso, vai aqui uma listagem completa do config.js
:
Ufa!! Terminou. Ainda não, uma screenshot porque uma imagem fala mais que mil palavras (e um clichê fala mais que tudo isso junto):
Repetindo, é só uma maneira de anotar alguns valores importantes e ter eles logo ali ao lado. E então, gostaram da ideia?
br_lemes, o Troll insano (Múltipla Personalidade)
Theme by Breno Ramalho Lemes under Creative Commons Attribution, based on Jekyll Clean by Scott Emmons and icons by FatCow.